top of page

Como a Cadeia de Suprimentos é a estrela secreta da ZARA?

  • Foto do escritor: Daise Concetto
    Daise Concetto
  • 5 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

Você fala sobre a marca Zara para um estudante de Bootcamp #SupplyChain e imediatamente vem a lembrança do estudo de caso sobre a Zara em seus estudos sobre cadeia de suprimentos. Tal tem sido a popularidade deste gigante varejista de moda nos conteúdos da cadeia de suprimentos nos últimos anos. A Zara tornou a velocidade no mercado nesse quesito, agilidade e tamanho de lote menor sinônimos para sua #estratégia de #cadeiadesuprimentos. Isso foi o suficiente para colocá-los em uma vantagem significativa em comparação com seus concorrentes gigantes como Louis Vuitton, GAP, H&M entre outros.


#COMUNICAÇÃO é a palavra chave de todo esse contexto de estratégia em minhas análises de estudo e inclusive o segredo da vantagem competitiva da Zara é o fluxo rápido de informações. As coletas de feedback diariamente de todas as suas lojas, que são redistribuídos ao longo de sua cadeia de suprimentos.


Isso funciona com esses 3 fatores fundamentais:

1. Mantendo os estoques da loja no mínimo

2. Possuir toda a cadeia de produção e fornecimento


3. Produção interna


Vamos revisitar brevemente as principais atividades em sua estratégia de cadeia de suprimentos:

Photo by Canva

Procedimentos padrão, da marca ZARA para entrar em um novo mercado:

1. Extensa pesquisa de mercado sobre os padrões de compras das pessoas

2. Abrir uma loja online

3. Abrir um armazém de estoque limitado

4. Monitorar os resultados

5. Dependendo das vendas, eles decidem se podem abrir uma loja física na região


Sinergia entre ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS e operações usando Integração Vertical

Photo by: Wikipedia


Eles possuem toda a cadeia de suprimentos. A maioria das matérias-primas são obtidas de subsidiárias que são de propriedade de sua controladora Inditex. Essas matérias-primas são então enviadas para a fábrica onde ocorre a produção. Em seguida, utilizando o centro de #LOGÍSTICA, eles distribuem as roupas prontas para venda para seus varejistas em todo o mundo. Tudo isso leva apenas 15 dias, enquanto o padrão da indústria é de 6 meses. Isso é o que eles chamam de #FastFashion. Simplesmente massa!!!

Produção na HORA CERTA (JUST IN TIME)

A produção interna permite que sejam mais flexíveis na quantidade, frequência e variedade de novos produtos a serem lançados. A Zara depende muito de instalações SOFISTICADAS de fornecimento, corte e costura de tecidos perto de sua sede de design na Espanha. Os salários destes trabalhadores europeus são mais elevados.


Porque com a Zara é diferente, se isso acontece com a maior parte de varejistas de moda?


Vamos fazer uma breve comparação com a marca Louis Vuitton que sempre cria novas tendências.

Eles contratam designers de moda conhecidos que criam novos designs que são enviados para produção. As peças de vestuário são produzidas em grandes quantidades seguindo os desenhos iniciais e armazenadas em estoque. Obviamente, o problema nesta estratégia é sobre a produtividade. Por outro lado, a Zara reage à demanda do mercado. Passe por qualquer loja Zara e dê uma olhada duas vezes e você se pergunta - você não acabou de ver esse design em sua celebridade favorita. A vantagem é que a Zara não precisa prever tendências de consumo, pois já sabe o que o cliente quer, pois reage aos clientes de moda de alta performance.


Por que ZARA joga SEGURO?

Por conhecer a demanda do cliente !!

Sistemas de informação integrados para capturar tendências e fornecer feedback às equipes de projeto. Eles observam as tendências durante as passarelas / observações de rua / ou declarações de moda de celebridades. Além disso, os gerentes de loja comunicam o feedback das preferências dos clientes e o que exatamente esses #compradores estão buscando. Esses dados são instantaneamente canalizados de volta para os designers da Zara que começam a desenhar no local. Os designers saem com mais de 40.000 designs por ano, dos quais apenas 10.000 são selecionados.

#FASTFASHION (MODA RÁPIDA)


Você sabia que os varejistas tradicionais tem em média 4 temporadas por ano, sendo que ZARA tem 104?


O resultado disso se converte em embarques frequentes e maior número de visitas de clientes às lojas, criando um ambiente de escassez e oportunidade. Essa #estratégia permite que a Zara venda mais itens pelo preço total devido à sensação de escassez. O custo total da Zara é minimizado porque a mercadoria com desconto é reduzida em comparação com a concorrência. A #Zara recebe 85% do preço total de suas roupas, enquanto a média da indústria é de 70%. Os itens não vendidos representam menos de 10% de seu estoque, em comparação com uma média do setor de 15% a 20%.


A localização da Zara é tudo

Photo By Canva


Mesmo com mais de 2.000 lojas em 96 países diferentes, a Zara é deliberada sobre onde colocar cada loja. A Zara está constantemente tentando construir a reputação de sua marca, que é vital para seu crescimento e sucesso. Ao colocar estrategicamente suas lojas perto de varejistas de moda de alta qualidade, a Zara está fazendo um excelente trabalho, pois oferece uma opção acessível para seu público-alvo.


Concluindo o tema desse artigo, Zara quer ficar no topo das tendências mais quentes e exalar uma sensação de EXCLUSIVIDADE, mas sua cadeia de suprimentos é a verdadeira estrela do show.💫⭐️🌟✨💫⭐️🌟✨

Sou admiradora ZARA SA ❤️⭐♟️🚀🎯

By Daise Concetto

 
 
 
bottom of page