top of page

O momento é de limpeza

Atualizado: 1 de set. de 2022

Como é possível gerar oportunidade de aprendizado nesse momento em que todos estamos passando? Tenho aqui uma sugestão que talvez valha a pena!


O momento exige estratégia, praticidade e simplicidade

É uma maneira de pensar e atuar de um modo mais prático, simples, ágil e estratégico, principalmente com o uso da tecnologia a nosso favor, no caso a emprego da Inteligência Artificial – IA com o objetivo de executar tarefas repetitivas feitas por nós humanos e, consequentemente termos mais tempo e dedicação para as situações mais complexas e assim desenvolvermos outros níveis de criticidade.

Inicio com o processo de simplificação ou até mesmo me utilizo dos conceitos do minimalismo, justamente para o incremento do desapego. Isso quer dizer, envolver práticas de produção, modo de trabalho e estilo de vida mais enxutas, mais eficientes e mais sustentáveis. Ou seja, a renúncia do não essencial e daquilo que não precisamos fazer e nos preocupar mais; a exemplo dos novos modelos de empresas e negócios que dispensam diversos aparatos físicos e mantém o foco exclusivo no cliente, nas soluções de problemas e criação de novos produto e serviços. Vamos lembrar aqui do famoso 5S – Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina) – a limpeza constante é um modo de mantermos a organização, o foco e dar mais incentivo a criatividade; e hoje uma das coisas mais valorizadas no mercado é o desenvolvimento criativo.

Vamos seguir, podemos agregar, assim, a esse estado ou a esse modo de estar simples a nomeada agilidade. E nisso a simplificação dos espaço e novos modelos de negócios nos convidam para ações mais ligeiras, pois as mudanças e anseios por novidades mudam a cada instante; com ponderações quase que instantâneas, o feedback é algo de extrema importância, podemos ter em mente os jogos digitais, seja ele de que nível for, toda a ação que executamos há um retorno, com um incentivo, com uma mensagem, com um bônus, e todo esse retorno é um estímulo para continuar; com tomadas de decisões rápidas e consequentemente a abertura para novos aprendizados, pois nesse cenário os acertos e erros fazem parte do crescimento e melhora constante das atividades. Aprendizado esse de novos desafios, de progresso das tarefas executadas e revisão de tudo aquilo que não está funcionando mais.

A dinâmica do mundo atual e a facilidade com que as tecnologias vão ficando obsoletas não permitem hesitação ou dificuldades de se adaptar; logo o modo de agir entre os pares, cada vez mais necessitam seguir uma linha mais horizontalizada, com poucas ou nenhuma hierarquia, de parceria e cumprimento de missões e projetos ao contrário de cumprir ordens; com equipes locais multidisciplinares autônomas em suas decisões e desenvolvimento constante na comunicação entre a time. Nesse modelo, o diálogo é o protagonista de toda a história, exatamente para a conversa e troca de ideias com a finalidade de alcançar o aperfeiçoamento dos resultados. No mundo corporativo desde a década de 1990 há a chamada metodologia ágil, que consiste em um conjunto de metodologias para acelerar o desenvolvimento de um software, porém esse conceito extrapolou e está presente em diversos modelos de gestão de projetos, por suas características de colaboração ao cliente, seja ele interno ou externo, adaptabilidade, simplicidade, feedback constante, e equipes pequenas. Dessa forma é possível se apropriar dessa consideração da metodologia ágil para aplicação em outras instâncias, como na gestão de equipes, na gestão de processos, na gestão de suprimentos e etc.

Pois bem, essa ação de simplificação carrega consigo além da agilidade e foco, a “servicização” para atender as demandas necessárias das empresas sem que elas precisem se preocupar e despender tempo em busca de resolver as suas ações do cotidiano. É o chamado outsourcing ou terceirização; hoje não só nas áreas de limpeza e vigilância, que são as mais comuns, mais também na gestão de documentos, na contratação de colaboradores, no desenvolvimento de software, na folha de pagamento, em serviços de TI, de contabilidade e de compras. Os ganhos com a utilização de serviços terceiros vão desde a redução de custos e aumento da produtividade, a foco nas reais necessidades e uso massivo das tecnologias.

Assim sendo, para que todo esse cenário funcione hoje e daqui para frente faz-se necessário o uso da tecnologia de Inteligência Artificial – IA, que uma vez implementada será capaz de otimizar o tempo e os recursos, apresentar melhoras nos processos e dar suporte nas tomadas de decisões. Por exemplo, para identificação de consumo de determinado item ou serviço, do qual sempre que alimentado o sistema com dados, poderá trazer padrões de utilização e assim indicar preditivamente consumos futuros mais assertivos e eficientes, é um olhar para frente. É possível implementar a IA no gerenciamento de estoque em tempo real, com o objetivo de obter um monitoramento de controle para melhor eficiência, na questão de compras de produtos com maior precisão, com redução de desperdício e diminuição de custo; na análise da real necessidades de certos produtos para possível substituição por outros de menor custo e maior qualidade, assim otimizando a cadeia de suprimentos.

Logo, a partir dessa explanação foi possível concluir que uma das formas de motivar o aprendizado significativo na atualidade, passa pelos processos de simplificação e minimalização dos aparatos físicos, que de certo modo acabam gerando desperdício de tempo e custo; passa pela mudança de cultura na maneira de fazer e agir, ou seja utilizam-se hoje metodologias ágeis para suprir toda uma necessidade urgente de resolução de problemas e criação de novas soluções e, mais do que nunca faz-se necessário o uso de tecnologias, como a Inteligência Artificial, com a finalidade de auxiliar e trazer toda uma gama de possibilidades para otimização e tomadas de decisões mais assertivas.

E então, será que a limpeza começou?


AUTOR: Renata de Albuquerque


REFERÊNCIAS

LACERDA, Ricardo; NEVES, Emanuel. Simplificação como ideologia. Disponível em: https://experience.hsm.com.br/posts/simplificacao-como-ideologia. Acesso em 17 de jan. 2021.


9 - Gestão de suprimentos de saúde em cenários de pandemia em Estratégia e Execução Finanças e Cenários. Disponível em: https://experience.hsm.com.br/posts/9-gestao-de-suprimentos-de-saude-em-cenarios-de-pandemia. Acesso em 17 de jan. 2021.


Inova Digital. O QUE AS EMPRESAS MAIS INOVADORAS DA AMÉRICA LATINA TÊM EM COMUM? Disponível em: https://inovasocial.com.br/negocio-social/estudo-inovacao-america-latina/. Acesso em 18 de jan. 2021.


Repórter Brasil. Trabalheira #3: Será que algum dia vamos trabalhar menos? Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2020/08/trabalheira-3-sera-que-algum-dia-vamos-trabalhar-menos/. Acesso em 18 de jan. 2021.


Repórter Brasil. Trabalheira #1: As máquinas vão mesmo roubar nossos empregos? Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2020/08/trabalheira-1-as-maquinas-vao-mesmo-roubar-nossos-empregos/. Acesso em 18 de jan. 2021.


ROSOLE, Dani. VERBETE DRAFT: O QUE É MUNDO BANI. Disponível em: https://www.projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-mundo-bani/. Acesso em 20 de jan. 2021.




Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
bottom of page