Pare de ser nota 7 - Como a EDUCAÇÃO e as novas TECNOLOGIAS irão te ajudar a ser um nota10
- Leonardo Silva
- 2 de set. de 2022
- 6 min de leitura
Atualizado: 6 de jul. de 2023
Parar de ser nota 7 é deixar de ser mediano. Sou insatisfeito e inconformado com o modelo de educação do nosso país, um modelo fadado a falência, industrializado, mecanizado que te ensina a ser uma pessoa medíocre ou mediana, um aluno nota 7!
Então irei nesse artigo te contar como esse caminho sem volta da evolução educacional e as tendências de futuro para esse setor, novos métodos e modos de se pensar e agir.
Antes quero que você reflita e volte no passado há mais de 1 século e chegue até o seu momento atual dos seus estudos, me responda uma coisa, o que você acha da educação que você teve? Os professores, métodos, conteúdos e a forma de aprendizado obtido te ensinou verdadeiramente ou você nem lembra, nem aplica e nem deu bola? Aquelas fórmulas Bhaskara ou Delta, trigonometria, concordâncias conjugais, verbais e blablabla, dada as devidas proporções de ensino e profissão de cada um, na onde você aplicou? (eu confesso a você que até hoje eu não apliquei em NADA na minha vida). Mas e aí? As gerações estão preparadas para aderir a Educação e as novas tecnologias?
"Formar gente boa é o melhor negócio"
Jorge Paulo Lemann
Perceba que existe uma lógica de raciocínio que quebra os padrões e protocolos tradicionais, fazendo com que todas as habilidades essenciais do futuro (HOJE), se desenvolvam de um modo gradual e evolutivo, trazendo assim um novo conceito que chamamos de MIHM - MULTIPLAS INTELIGENCIAS E HABILIDADES MULTIDISCIPLINARES, TRAZENDO EM SEU DESENHO INSTRUCIONAL DISCIPLINAS DE CUNHO COMPORTAMENTAL, TÉCNICO, TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO. Diferente e muito mais dinâmico né... (igualzinho ao seu aprendizado na escola e faculdade kkkkk).
Portanto vejamos que nosso padrão é termos um mindset fixo, você crê que tudo aquilo que você tem, seja bom ou ruim, é limitado. Um exemplo claro disso é avaliar os seus dons, qualidades e defeitos. Logo, você acredita que somente o que lhe foi dado ou o que nasceu com você, é o que você tem de oportunidade, ou seja, te define. Mas e aí? As gerações estão preparadas para aderir a Educação e as novas tecnologias?
O desafio é virarmos a chave e transformar para uma mentalidade de criação e de crescimento, O mindset de crescimento é a atitude mental de enxergar a inteligência e outras habilidades fundamentais como potenciais a serem desenvolvidos. Isto é, a pessoa tem uma concepção de mundo em que pode aprender e evoluir com esforço e experiência, em vez de acreditar que o sucesso depende apenas de competências inatas.
Claro que vou te ajudar, deixando aqui um baita material sobre mindset do best sellers - #mindset a nova #psicologia do sucesso da autora @Carol S Dweck The power of yet | TED O poder do ainda no TED Conferences e também pode escutar um audio-book Resumo Cast do próprio livro original.

Bom agora você entendeu o principio e fundamento efetivo da educação, que é mudar o seu status quo através de habilidades multidisciplinares, mudando a sua mentalidade e desenvolvendo novas inteligências.
“Insanidade é: fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes”
Albert Einstein
Acreditamos que o formato ideal e funcional de educar nos dias atuais, deve conter alguns aspectos e características, tais como:
Imersivo - Pois você não pode perder o foco e nem ficar no raso;
Acelerado - Não temos mais tempo a perder, precisamos criar atalhos e fazer o que verdadeiramente importa;
Prático - Aprender fazendo! chega de blábláblá e CTRL C / CTRL V
Mas e aí? As gerações estão preparadas para aderir a Educação e as novas tecnologias?
Pasmem agora, vocês sabiam que:
Somente 5% da população brasileira tem uma faculdade e que 38% saem da faculdade como ANALFABETOS FUNCIONAIS (sem saber colocar em prática).

Acreditamos em um método de APRENDIZAGEM ATIVA (INFINITA), que se baseia em modelos ágeis e práticos, com problema x solução x resultado, veja o nosso framework de estrutura do programa de capacitação.
Já que agora você sabe como podemos evoluir e melhorar nosso aprendizado, a pergunta que não quer calar é cadê as novas tecnologias e tendências ??? Não esqueci não de te mostrar, só precisaria te guiar até aqui, para você receber a nova informação mais preparado. Então lá vai uma série de novas coisas que vão revolucionar a educação nos próximos anos.
PROBLEM BASED LEARNING metodologia ativa conhecida como PBL, em que se parte de uma situação problema para que os estudantes encontrem soluções. É um aprendizado com desafios, que será uma grande tendência
MATCHMAKING o mundo dos negócios está buscando algoritmos que ajudem a combinar empresas, pessoas, produtos, além de criar um ambiente favorável onde as pessoas encontrem perfis que combinam, produtos que queiram adquirir, entre outros. Esse é um conceito relativamente novo, como os aplicativos de relacionamento que prometem “o match perfeito”. Mas como a educação poderia se apropriar disso? criando pontos de aproximação e interesse. Ou seja, tudo é conexão. Nesses casos, você não tem apenas uma transação – entrega de um produto ou conhecimento por um valor que recebe.
APRENDIZAGEM EXPERIMENTAL A mente humana tem a tendência de buscar por coisas novas e ser curiosa em relação ao “desconhecido”. Quando surge um novo assunto que nos desperta o interesse, a primeira coisa que fazemos é pesquisar na internet e ir atrás de informações para saciar a curiosidade, não é? É dessa forma que nos conectamos com novas culturas, conhecemos outras vivências e pessoas, essa possibilidade de descobrir o novo através da experiência.
SIMULADORES E GAMIFICAÇÃO Outra tendência serão os elementos, recursos e soluções para que você possa aproveitar mais o jogo, como se estivesse simulando aquela realidade, promete que consigamos trazer a experiência de games para a construção de objetos de aprendizagem interativos e simulados, tanto em software quanto em hardware, o que dá uma experiência de imersão maior.
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA 5.0 Pensando que vivemos em uma sociedade totalmente globalizada e imersa em novas tecnologias, é preciso instruir e formar cidadãos com senso crítico em relação ao ambiente digital e informacional, ou seja, promover uma educação midiática. Mas o que seria isso? De forma geral, a educação midiática pode ser definida como um conjunto de competências que atravessam o ensino-aprendizagem e têm como principal objetivo educar as pessoas para desenvolver um pensamento crítico em relação ao ambiente tecnológico. Dessa forma, os cidadãos se tornam aptos a consumir, analisar e produzir conteúdo e informação na era digital.
SOFTWARE LIVRE Os Softwares Livres já são uma tendência no mundo digital, especialmente quando falamos em estudantes e professores de cursos voltados a essa área. Mas para o grande público, a ideia de um sistema que concede ao usuário liberdades de acesso, modificação e reprodução gratuita pode parecer bem distante da realidade.
LEARNING ANALYTICS
ASSISTENTES VIRTUAIS
Você deve estar se perguntando, o autor esqueceu de comunicar o item 7,8,9 e 10 mas na verdade não foi não, só quero te ensinar a fazer algo imprescindível nos dias atuais chamado "PESQUISA" isso será eterno, então aproveite e comece agora mesmo e diga nos comentários o que significa cada item e comente as novas tecnologias e formato de educação que você conhece.
Concluo esse artigo com o creme de la creme, que fazemos aqui na SUPRIMENTES com os nossos alunos através de Bootcamp nos setores de #Compras, #Logística #Supplychain observamos que o mercado educacional no país tem como função formar as pessoas, mas depois "jogam-nas" na jaula dos leões ou no programa se vira nos 30. Nós queremos mudar esse paradigma também, fazendo algo diferente, que damos o nome de #CURRÍCULO MIHM que é o 1º currículo acadêmico por #habilidades do mundo, que mensura não só o histórico profissional do aluno, bem como, a performance dos resultados de maneira #gamificada em cada disciplina estudada, deem só uma olhada.
Grande parte das #tendências educacionais, para os próximos anos alia #tecnologia e educação. Não poderia ser diferente nesse século XXI onde a tecnologia já tem um grande espaço no cotidiano de todos, e segue crescendo. Contudo, “tecnologia” e “educação” são conceitos que abarcam um monte de coisas. São assuntos complexos, extensos e fascinantes.
Quando estes dois mundos se juntam, há um infinito de possibilidades, agora que você já está por dentro dessas tendências, conta pra gente o que achou? Você e sua empresa está preparado e atualizado para novas tecnologias e tendências?
Agora que compreendemos todas as etapas para deixarmos de ser medianos e nota 7, vamos compreender melhor todas as etapas para a realização de um Treinamento Corporativo Supri In Company e ser nota 10 acompanhando as tendências de inovação e tecnologia de ponta tanto para você líder quanto para seu time de colaboradores quer seja de empresas, instituições e escolas, é hora de colocar a mão na massa. O checklist abaixo é um resumo prático de tudo que vimos até aqui. Com ele, acompanhe a evolução em cada etapa no seu planejamento, sem deixar alguma coisa para trás quando o assunto é Educação e as novas tecnologias de ponta que esse mercado exige.
Entre para nossa COMUNIDADE CORPORATIVA:
Sobre Compras B2B, Logística e Supply Chain TELEGRAM
Sobre Empreendedorismo TELEGRAM
______________________________________________________
Conheça nossos processos educacionais:
Acompanhe nossas master class no LINKEDIN:
Acompanhe nossas master class no INSTAGRAM:
Acompanhe nossas master class no FACEBOOK:
RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NA LISTA VIP [GRATUITO]:
se inscreva!
_______________________________________________________
Ou seja, você passa anos e anos aprendendo em um ritmo e linguagem diferentes das do mercado, com professores que têm pouquíssimo ou nenhum contato com ele, e a partir de conteúdos que quase não se aplicam à realidade que você vai encontrar na prática.