Strategic Sourcing, ORGANIZADO!
- Leonardo Silva
- 31 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de out. de 2022

A disseminação das melhores práticas em gestão de compras, principalmente a metodologia "Strategic Sourcing", que trata das compras/contratações estratégicas, possui um caminho sem volta, o acesso a informação, trouxe a facilidade e agilidade no contato com tais processos e rotinas.
Aqui não vou entrar no mérito de quantos passos são os mais adequados, até porque cada negócio possui a sua particularidade, e assim penso caber dentro de um mesmo propósito, variações de uma metodologia ou modelo.
Escrevo hoje para falar de alguns pontos simples que nenhuma metodologia ou passo traz em seu conteúdo, mas que cabem em qualquer aplicação de compras estratégicas ou em qualquer outro tipo de aquisição.
Trata-se da ORGANIZAÇÃO do(s) processo(s)!
Mas como assim organização?
Estou falando da mais básica e elementar possível, que pode sim interferir no resultado de seu processo. Muitos irão pensar, mas isso nem está em discussão, é obrigação do gestor(es) de categorias, projetos ou mesmo quaisquer outros profissionais cuidarem de tal aspecto. Pois é, mas em muitos casos o óbvio é ignorado e você só se dará conta de que desvios de prazo ou retrabalhos de análise estão desviando os seus objetivos lá na frente.
Alguns sistemas de e-procurement, já possibilitam a rastreabilidade e a ágil organização de 100% dos materiais de um processo em um mesmo ambiente de controle, mas isso é apenas um suporte, se a disciplina não estiver presente desde o início o seu problema será o mesmo, constantes ajustes de prazo e formas de análise do resultados, e, arrisco a dizer que as vezes até de escopo, sim, o escopo que muitas vezes possui conteúdos revisados e perdidos após simples alterações sem a devida "guarda" ou atualização imediata.
Eu sei, os controles ou "check list" não tratam-se das atividades mais nobres de nenhum processo, mas eles lhe trarão clareza e agilidade ao buscar diferentes tipos de arquivos dentro do processo ou programa, auxiliando na análise e tomada de decisão.
Dicas:
1. Antes de mais nada prepare o ambiente do processo, seja rede, drives, HDs ou sistemas;
2. Tenha todos os contatos dos stakeholders e fornecedores atualizados e conferidos antes do início do processo;
3. Descarte versões não oficionais, drafts ou crie um espaço para guardá-las;
4. Guarde versões de ATAs, validações de escopo, análise ou resultados;
5. Menos é mais, ainda mais sendo bem organizado.
SUCESSO SEMPRE!
Num contexto que cada vez mais desafia o profissional de Compras, as organizações têm buscado tornar seus times de Compras mais estratégicos. Esse caminho só é possível com profissionais atualizados e habilitados a navegar muito além do preço, profissionais capazes de desafiar de forma profunda e estruturada o desenho de uma estratégia de categoria. É a verdadeira necessidade de entregar além do óbvio, provocar o status quo da categoria e descobrir oportunidades - ou até ameaças - encobertas pela falta de uma abordagem mais crítica e desafiadora. Se você tem interesse de aprender um 360º de aprendizagem educacional com o tema "Strategic Sourcing para compradores - do básico ao avançado" de muita importância no setor de Compras Inteligentes! Este curso foi escrito como parte do Treinamento de Capacitação Bootcamp do Profissional Estratégico.
Saiba mais sobre o curso clicando no link abaixo👇
AUTOR: Fellipe Scrafani
Comments